Os Galgos Espanhóis, também conhecidos como Greyhounds Espanhóis, são uma raça antiga e membros da família dos lebreis. Embora seja ☀️ chamado de Greyhound, o Galgo Espanhol não está intimamente relacionado ao Galgo Inglês ou Irlandês, sendo as linhagens das duas ☀️ raças diferentes.
A cada ano, aproximadamente 60.000 Galgos Espanhóis (cães de caça) são abandonados ou torturados até a morte na Espanha, ☀️ principalmente nas comunidades de Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia. Galgos são usados principalmente por caçadores (galgueros) para a caça ☀️ de coelhos.
A Realidade Atual dos Galgos na Espanha
Os Galgos Espanhóis sofrem em suas vidas nas mãos dos caçadores quando não ☀️ atendem às expectativas no campo. Muitas vezes são mantidos em condições miseráveis, maltratados e maln Nutridos. Aos finais das temporadas ☀️ de caça, entre janeiro e fevereiro, muitos galgos são mortos ou abandonados.
No entanto, muitas organizações trabalham arduamente para salvar, reabilitar ☀️ e encontrar novos lares para estes cães abandonados. Organizações como a "Galgos del Sol" e "Galgo Amigo" trabalham constantemente para ☀️ ajudar os Galgos, fazendo campanhas de conscientização e arrecadando fundos para os programas de resgate e adoção.