Call of Duty 2 é um jogo eletrônico de tiro em casa aposto primeira pessoa de 2005 desenvolvido pela Infinity Ward 🍎 e publicado pela Activision na maioria das regiões do mundo. É o segundo título da série Call of Duty. Foi 🍎 lançado em casa aposto 25 de outubro de 2005 para Microsoft Windows e em casa aposto 22 de novembro de 2005 como 🍎 um título de lançamento para o Xbox 360. Outras versões foram lançadas para OS X, telefones celulares e Pocket PCs.
O 🍎 jogo atraiu elogios da crítica, principalmente pelos gráficos, som, e o novo sistema de regeneração de saúde. Como um jogo 🍎 de lançamento, a versão para Xbox 360 vendeu mais de 250.000 cópias em casa aposto casa aposto primeira semana, tendo vendido mais 🍎 de 2 milhões de cópias em casa aposto janeiro de 2008. Em casa aposto novembro de 2013, o jogo já tinha vendido 🍎 mais de 5,9 milhões de cópias.
Call of Duty 2 é um jogo de tiro em casa aposto primeira pessoa que possui 🍎 um modo de história para um jogador e um modo multiplayer. Assim como o seu antecessor, o jogo se passa 🍎 durante eventos históricos da Segunda Guerra Mundial e segue com a mesma premissa de simulação de combate de esquadrões e 🍎 infantaria que consagrou o primeiro título. O modo campanha é experimentado pelas perspectivas de quatro soldados: um do Exército Vermelho, 🍎 um do Exército dos Estados Unidos e dois do Exército Britânico. Contém quatro campanhas individuais, divididas em casa aposto três histórias, 🍎 com um total de 27 missões. Muitos recursos foram adicionados e alterados de Call of Duty original, mais notavelmente o 🍎 sistema de regeneração de saúde que extinguiu o sistema de kits médicos visto no jogo anterior; ao receber danos, a 🍎 tela do jogador fica vermelha indicando alerta para uma possível morte. Este sistema funciona da maneira em casa aposto que personagem 🍎 controlado pelo jogador recupere totalmente casa aposto saúde quando não está mais recebendo danos de inimigos e utilize a cobertura do 🍎 cenário a seu favor. Também foi acrescentado um ícone no HUD que indica que uma granada próxima foi arremessada perto 🍎 do jogador.
No modo single-player o jogador assume o papel de vários protagonistas aliados em casa aposto missões específicas durante a Segunda 🍎 Guerra Mundial. O jogador pode se agachar e ficar deitado, e é capaz de escalar muros baixos e outros obstáculos.[2] 🍎 Duas armas de fogo podem ser carregadas, que podem ser trocadas com as que estão no campo de batalha, granadas 🍎 de fragmentação e fumaça também podem ser carregadas. As miras de ferro de uma arma podem ser usadas para apontar 🍎 com mais precisão. Uma bússola na tela de HUD mostra aliados, inimigos e marcadores de objetivos para indicar os locais 🍎 que o jogador deve alcançar, áreas para defender ou canhões ou tanques inimigos nos quais o jogador deve plantar explosivos 🍎 para desativar. Armas posicionadas, como metralhadoras e canhões estão disponíveis em casa aposto alguns locais para abater tropas inimigas. Além disso, 🍎 algumas missões colocam o jogador no controle de um tanque.[3]
O jogador controla o soldado soviético Vasili Koslov da 13ª Divisão 🍎 de Fuzileiros de Guarda, inicialmente envolvida na defesa de Moscou em casa aposto dezembro de 1941, e posteriormente na defesa de 🍎 Stalingrado em casa aposto novembro e dezembro de 1942, incluindo a demolição de um posto de comando alemão. Posteriormente, Koslov se 🍎 envolve em casa aposto combates de inverno por toda Stalingrado, incluindo reconectar fios telefônicos cortados e recapturar o pátio ferroviário e 🍎 a estação de trem da cidade. Ao final das missões, Koslov participa da ofensiva soviética em casa aposto janeiro de 1943, 🍎 que cercou o 6.° Exército alemão na cidade, envolvendo a recaptura e defesa de quarteirões, prédios e da prefeitura.