Ou seja, investiga e analisa o efeitos dos aspectos psíquicos antes, durante e após o evento esportivo e ou a 😗 prática do exercício, buscando entender como fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas, e como a participação em esportes 😗 e exercícios pode afetar o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos indivíduos (WEINBERG & GOULD, 2011).
O esporte consiste 😗 num amplo rol de ações humanas praticadas de forma profissional ou amadora, contendo: a) preparação sistemática para aprimoramento de desempenho, 😗 com fins competitivos ou de superação; b) regras e regulamentos claramente definidos; c) e instituições que organizam e balizam as 😗 atuações dos praticantes, normalmente nomeadas de confederações e federações (TUBINO, 1993).
Este autor classifica as atividades esportivas em esporte educacional, esporte 😗 de participação e esporte de rendimento.
É dentro deste contexto geral, que também engloba as modalidades paradesportivas, que a Psicologia se 😗 insere, quer como campo de produção de conhecimento, ou como área de intervenção, uma vez que processos psicológicos permeiam todas 😗 as práticas esportivas.
O esporte-educação, também chamado de esporte escolar, prima pelo exercício da cidadania, no sentido do desenvolvimento de cooperação, 😗 responsabilidade, coeducação e integração, sendo praticado predominantemente na infância e na adolescência, e sem ênfase competitiva (TUBINO, 1993).