A Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, de caráter nacional, foi criada no ano de 1932 como Instituto Tecnológico 🛡 de Aeronáutica, funcionando apenas como agência do Departamento de Ciência, Tecnologia e Ensino.
Inicialmente, o Instituto de Física, de acordo com 🛡 as diretrizes da instituição, seria o laboratório de pesquisa das ciências dos aeronáutica e dos sistemas, engenharia e engenharia aeronáutica, 🛡 além da Faculdade de Engenharia Aeronáutica - FEFRA - que viria a ser incorporada pela EFE Brasil.
Através da fusão com 🛡 o Instituto Tecnológico de Aeronáutica Rio de Janeiro e atual Instituto Tecnológico de
Aeronáutica e Espaço (ITAI), o Rio de Janeiro 🛡 ganhou status de "Provincial Science Fellow", sendo em 1938 criado o Instituto Federal do Rio de Janeiro, que já foi 🛡 transformado nos Institutos Federais de Minas Gerais e de Espírito Santo, posteriormente sendo desmembrado do Instituto de Física.
Em 1942, com 🛡 a criação da extinta Escola de Engenharia e Tecnologia Aeronáutica do Rio de Janeiro (Fiesaf), o Instituto de Engenheiros Civis 🛡 e Técnicos é extinto e, em 1946, o Instituto foi reorganizado em Instituto de Engenharia Aeronáutica (IAE) com a finalidade 🛡 de desenvolver cursos de graduação com nível de engenheiros militares.Porforça da Lei nº 12.